quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Setembro: mês da Bíblia e da IV Jornada Franciscana da Fraternidade Utopia

    No Brasil, comemoramos setembro como o mês da Bíblia. A origem dessa celebração data de 1971, segundo fontes, em razão de, no dia 30 deste mês, ser comemorada a festa de São Jerônimo, o qual foi um grande "biblista", quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, a língua utilizada na liturgia da Igreja Católica. Há ainda  quem diga que tal comemoração se deu por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais.


    Em continuidade a esta história, a Comissão Episcopal Pastoral Bíblico-catequética da CNBB definiu, em 2012, que nos quatro anos consecutivos seriam estudados os Evangelhos: Marcos (2012), Lucas (2013) e Mateus (2014), conforme a sequência do Ano Litúrgico, completando com o estudo de João em 2015. Cada Evangelho é lido na perspectiva da formação e do seguimento, destacando o que é específico de cada evangelista, bem como levando em conta as necessidades e interesses da comunidade. 
    O desejo de conhecimento e de vivência da Palavra fez surgir, com muito sucesso, a prática da leitura e reflexão da Bíblia nas famílias, nos círculos bíblicos, em grupos de oração e fraternidades religiosas. O tema proposto para o mês da Bíblia desse ano é: "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus". E o lema é: "Ide, fazei discípulos e ensinai" (Mt 28, 19-20). 
  Tal temática veio ao encontro da escolhida para ser trabalhada na IV Jornada Franciscana, organizada pela Fraternidade Utopia de Santa Maria/RS, qual seja: "Eis-me aqui, Senhor!", cujo lema foi "Nosso coração arde quando ele fala, explica as Escrituras e parte o pão."
    O encontro foi realizado nos dias 5, 6 e 7 deste mês, contando com a presença de 21 participantes, os quais discutiram temas como: a importância do retiro espiritual e do silêncio para o melhor aproveitamento de cada momento; experiências em Fraternidade; contato com a natureza, dentre outros. Houve, ainda, momentos fortes de reflexões sobre Maria: Mãe de Deus e da Igreja; acerca da Teologia do Evangelho; as importâncias da família, da confissão, da aproximação com Deus, por meio dos ensinamentos de São Francisco de Assis, Santa Clara e Santa Rosa e, por fim, dinâmicas como recordação da Campanha da Fraternidade de 2014, cujo tema foi "Fraternidade e Tráfico Humano".


    Momentos como esse são importantes para fortalecer nossa fé, pois muitas vezes é necessário que deixemos nossas preocupações diárias para voltar nosso pensamento ao Senhor. Retiro significa sair do seu lugar de convívio, afastar-se; deixar suas atividades para buscar uma reflexão aprofundada sobre os ensinamentos de Jesus Cristo, a fim de possibilitar um encontro mais profundo com Deus (Mt 6, 5-8).


    É importante mencionar que, conforme a Sagrada Escritura, o próprio Jesus Cristo também sentiu necessidade de retirar-se e convidava seus apóstolos e seguidores para também fazê-lo:

"Venham vocês também para um lugar deserto e descansem um pouco." (Mc 6, 31)

"Partiram na barca para um lugar solitário, à parte." (Mc 6, 32)

"Retirou-se para um região vizinha do deserto, a uma cidade chamada Efraim, e ali se detinha com seus discípulos." (Jo 11, 54)
"Num daqueles dias, Ele subiu com os seus discípulos a uma barca. Disse Ele: Passemos à outra margem do lago. E eles partiram." (Lc 8, 22)
"A hora já estava bem avançada quando se achagaram a Ele os seus discípulos e disseram: Este lugar é deserto, e já é tarde." (Mc 6, 35)
"Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar." (Lc 5, 16)

    A Bíblia - Palavra de Deus - foi o instrumento utilizado para a realização da IV Jornada Franciscana, pois é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e aquele que acolhe e responde à Sua revelação. por isso é um meio de evangelização, composta por histórias do Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença do Pau e compreender que a vida é um projeto de amor que parte dEle e volta para Ele. 

Larissa Oliveira Sudário Diniz
Assessora de Formação da Fraternidade Utopia
Santa Maria/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário