terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

RS no XIV CONJUFRA tchê!

As jufristas convocadas Jamille M W (Secretária fraterna regional) e Ariana B S (subsecretária de formação regional), de Santa Maria - RS, tiveram presença marcada no XIV Congresso Nacional da JUFRA do Brasil. Depois de muitos anos, com a graça de Deus, e apoio financeiro da OFS regional, da Província dos Freis Capuchinhos, da Empresa Medianeira e da Paróquia N. S. de Fátima, o estado do Rio Grande do Sul pôde ser representado neste congresso, que é o evento mais importante da Jufra do país.
As irmãs iniciaram sua viagem, chegando na noite do dia 10, em Fortaleza-CE, sendo muito bem recebidas pelos jufristas de lá, e hospedadas na sede da OFS regional. O dia 11 foi dedicado ao convívio fraterno, com os irmãos de outros regionais que também estavam lá hospedados, como Sul 2, Sul 1, Sudeste e Oeste. No dia 12 fizeram a viagem, juntamente com os demais representantes da área Sul (SC e PR) rumo a Mossoró-RN, chegando lá à noite, que também foi dedicada ao convívio fraterno entre os congressistas.

O dia 13 iniciou com uma missa celebrada pelo Bispo Diocesano, e tendo como equipe de liturgia o secretariado fraterno nacional cessante. Após a missa, iniciou-se a preparação para o congresso, e a jufrista Jamille participou da equipe do congresso como secretária de ata. Na parte da tarde, foram feitas sugestões e votações de alterações do Estatudo nacionl, e à noite aconteceram as apresentações culturais dos Regionais, com teatros, músicas e pratos típicos. O RS foi representado através da música Céu, Sol, Sul, cantada pelas duas jufristas, com a ajuda do Frei Romildo, de Mossoró-RN.

O domingo, dia 14, iniciou com celebração eucarística preparada pelas áreas sul e sudeste. Jamille participou como comentarista, juntamente com o jufrista Anderson (PR), e Ariana fez a leitura das preces. Após a missa, houve a apresentação do tema: Jufrista como protagonista de sua própria história e do Lema: “O desafio é ser jovem!”. À tarde houve as apresentações dos regionais, e após a apresentação do Regional Sul3, as duas jufristas expuseram a campanha para que o próximo congresso, em 2013, seja realizado no Rio Grande do Sul, e entregaram lembrancinhas com uma imagem de Francisco gaúcho, e com a frase: "Ninguém é suficientemente perfeito, que não possa aprender com o outro, e ninguém é totalmente destituído de valores, que não possa ensinar algo ao seu irmão" (São Francisco de Assis). Na parte da noite, no convívio fraterno, ouvimos apresentações de artistas locais, e após houve um forró franciscano.

No dia 15, segunda-feira, a celebração eucarística foi preparada pelas áreas Nordeste A e B. Após as apresentações do relatório do secretário fraterno nacional, foram feitas as reuniões das áreas, e participamos da reunião da área Sul, na qual elaboramos as prioridades para o próximo triênio, e fizemos as indicações para secretário fraterno nacional, e subsecretário nacional de nossa área. À noite houve o processo eletivo, no qual venceu o irmão Alex, de São Paulo, para secretário fraterno nacional. Para subsecretária nacional da área Sul, venceu Jamille. Após as eleições, aconteceu o carnaval franciscano.
A manhã de terça-feira, dia 16, iniciou com a missa preparada pelo novo secretariado fraterno nacional, onde aconteceu aposse dos eleitos. Voltando à plenária, foi colocado em votação o local para o próximo Congresso Nacional, vencendo o Rio Grande do Sul.

Temos muito trabalho pela frente. Como nos diz o nosso seráfico pai São Francisco: "Irmãos, comecemos, pois até agora, pouco ou nada fizemos." Que Deus derrame as suas graças sobre nós no próximo triênio.
PAZ E BEM!!!
Jamille M W
Secretária fraterna regional - Região Sul 3 - Rio Grande do Sul
Subsecretária nacional da área Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário