quarta-feira, 10 de julho de 2013

JUFRA na Paróquia Santa Clara - POA

Aí está mais uma fraternidade da JUFRA em Porto Alegre! Quanta alegria! No dia 07 de julho os jovens da Paróquia Santa Clara - Lomba do Pinheiro se reuniram para dar início à caminhada de jovens franciscanos. Os encontros acontecerão aos segundos e quartos sábados de cada mês. O próximo encontro será dia 13/07! Sejam bem-vindos, estamos muito felizes com a chegada de irmãos tão especiais como vocês!! Oportuno publicar o texto escrito pelo Frei Aldevir aos jovens:

"“Jovens, eu vos escrevi porque sois forte!” (1 Jo 2,14). Assim diz São João em sua Primeira Carta. Podemos, a partir, nos perguntar: mas o que é “ser forte” para a sociedade de hoje? Pergunta que cada um individualmente pode se fazer no silêncio de seu coração.
A juventude é uma fase especial da vida. Momento em que se está em pleno vigor físico e cheio de energia.  Porém, a frase que acabo de mencionar é para ajudar-nos a refletir sobre nossa contribuição como jovem na comunidade, na sociedade. Contudo, aos poucos vamos percebendo que todas as pessoas precisam de um anúncio de esperança e ânimo, precisam de Deus. E, afinal, o que isto significa para nós, batizados? É evangelizar, cumprir a missão que Jesus nos confiou de levar ao mundo a esperança e a paz, a vida que vale a pena, a vida em abundância prometida por Jesus, isto é ser missionário.
Jovens, não tenham medo de viver a fé! Sejam testemunhas de Cristo nos seus ambientes cotidianos, com simplicidade e coragem. Aqueles que vocês encontram, aos seus colegas, saibam, acima de tudo, mostrar o rosto da misericórdia e do amor de Deus, que sempre perdoa, encoraja, dá esperança. Estejam sempre atentos ao outro, especialmente aos mais pobres e vulneráveis, vivendo e testemunhando o amor fraternal, contra todo egoísmo.
E, essa amizade de Jesus, que nos traz a misericórdia, o amor de Deus, é gratuidade, é puro dom. Jesus não nos pede nada em troca, apenas que o aceitamos. Jesus quer amar-nos pelo que nós somos, mesmo na nossa fragilidade e fraqueza, porque, tocados pelo seu amor, nós podemos ser renovados.
A "coragem" é a palavra que identifica o verdadeiro cristão, verdadeiro franciscano, verdadeiro jufrista, que é a coragem de "transmitir a fé." Por isso, como bons franciscanos que o somos, procuramos não ser “mornos”, nem mesmo no momento mais íntimo da vida de fé que é a oração, mas sim pedir ao Senhor a "graça da coragem" e da "perseverança". Pois o transmitir a fé implica certa dinâmica do cristão: transmitir isso requer de nós que sejamos corajosos, como bem disse nosso Papa Francisco, “é uma coragem muito mais simples do que se pode imaginar”.

Todo o discernimento nunca é fácil. Tal ocorreu com Francisco, em um dado momento de sua vida, pois sua visão estava obscurecida, vozes o puxavam, ora para um lado ora para outro. Hoje, vocês, jovens que aqui se encontram, que alegria termos a certeza que estão escutando este chamado e que cada um, cada uma, pode dar a sua resposta, fazer o seu discernimento. Que a exemplo de São Francisco, que se embebeu do Cristo, hoje todos nós possamos ser chamados, convocados a nos embeber mais e mais do carisma franciscano, iluminados por aquele que é a luz do mundo: Jesus Cristo!"
Frei Aldevir Jandres - Assistente Espiritual Regional Sul 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário