segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Juventude Franciscana em missão!

    Um ônibus estragado na beira da estrada, 3 jovens, um frei e uma irmã. Assim nasceu a JUFRA - Juventude Franciscana - da Paróquia Santa Clara com um objetivo bem claro: ser uma juventude diferente que plantasse em cada jovem o carisma e os ensinamentos de São Francisco de Assis. Ao longo dos quase 2 anos de caminhada, mudaram os rumos, as propostas e os métodos, mas nunca o objetivo.

     A JUFRA faz parte da Ordem Franciscana Secular - OFS - também atuante na paróquia, sendo ela a terceira ordem criada por São Francisco para os leigos, solteiros ou casados, que desejassem o seguir.
Viver em fraternidade, assim como São Francisco, é um desafio e uma proposta de vida que com alegria é seguida. E ter sempre a certeza de encontrar na fraternidade o apoio, a amizade e o carinho necessário para seguir em frente a cada momento e dificuldade, assim como nos momentos de felicidade. Esse é o espírito de viver fraternalmente.


     Na caminhada, a formação e a espiritualidade são diretrizes importantes, que fortalecem individual e coletivamente a fraternidade. Um passo muito importante da caminhada é a oficialização e nesse momento os jovens vão assumir o compromisso de vida com o evangelho e são convidados a viver este em suas casas e no cotidiano. E esse passo será dado pela JUFRA ainda esse mês, no dia 23. A preparação para esse momento começou no mês de outubro levando a juventude a celebrar a alegria do evangelho com cada irmão das comunidades visitadas. A visita não ocorrerá somente para a oficialização, mas deverá continuar com o tempo, pois é gratificante a acolhida recebida pelos lugares passados. Ainda na preparação, a JUFRA começou uma campanha de arrecadação de alimentos. Algumas comunidades já estão arrecadando e se espera atingir a maioria delas nessa missão ao longo do ano. O destino dos alimentos será o CPCA - Centro de Promoção da Criança e do Adolescente - que os receberá no final do ano. Recolher os alimentos não é para promover a Juventude, mas promover a solidariedade e o amor fraterno.

     A missão continua a cada dia e a cada encontro, sempre buscando inspiração em São Francisco, guiados pelo Evangelho de Jesus Cristo. Ela não é fácil, mas a ajuda e o empenho dos irmãos e da comunidade são essenciais para a caminhada. E a força maior para superar todas as dificuldades da fraternidade e os tempos difíceis, vem do nosso Deus, que a cada minuto está ao nosso lado nos apoiando e servindo de alicerce para nos erguer.
 


     Os encontros acontecem todos os sábados, das 17h30min às 18h30min na parada 10. Os jovens e as comunidades que tiverem interesse em contribuir e conhecer melhor podem entrar em contato com a secretaria da Paróquia.


PAZ e BEM!

Katherine Bianchini Esper
Jovem Iniciante
 Fraternidade Paróquia Santa Clara, 
Lomba do Pinheiro - POA

Um comentário: