terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Saudosa JUFRA de Cruz Alta

O Setor Juventude da Diocese de Cruz Alta está fazendo uma pesquisa sobre os grupos de jovens existentes e que já existiram na diocese. Recebi do seminarista eliseu, que também é integrante da Pastoral da Juventude, a seguinte pesquisa sobre a JUFRA de Cruz Alta:

No boletim Gazeta Franciscana, de outubro de 1996, foi publicado o resumo da história da JUFRA (Juventude Franciscana) na Catedral do Divino Espírito Santo, em Cruz Alta. Não há especificado quem foi o ou os autores deste artigo. Ele conta o seguinte:
Paula Renata Graminho e Paulo José dos Santos participaram de um encontro vocacional com os franciscanos. Neste encontro, a Irmã Ida Stein utilizava um Tau, que é um “T” de madeira e símbolo do franciscanismo. Os jovens Paula e Paulo ficaram curiosos e perguntaram para a irmã Ida o que significada aquele “T” (Tau). Após a explicação, manifestando o desejo de usar o “Tau”, os dois jovem receberam e começaram a utilizar.
Após este acontecimento, Paulo decidiu reunir outros jovens que se interessavam pelo franciscanismo e, no 28/05/94 aconteceu o primeiro encontro da JUFRA de Cruz Alta, reunindo-se nas dependências do Colégio Santíssima Trindade, das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã.
Juntamente com as reuniões, os jufristas comprometeram-se a realizar um trabalho assistencial e evangelizador na Vila Rancho do Rio Grande. Além disso, havia outras atividades como vigílias de oração, encontros, liturgias, catequese, romarias e assembléias paroquais.
Em dezembro de 94, a JUFRA assumiu a campanha “NATAL SEM FOME”, arrecadando alimentos em supermercados e nas ruas. Estes alimentos foram entregues na celebração de Natal, destinados à Vila Rancho e outras vilas carentes.
No dia 07/01/95, em meio a um ritual celebrativo, é entregue o primeiro “Tau” aos jufristas que fizeram parte do grupo JUFRA em 1994, e que tiveram vivido o espírito franciscano.
No dia 06/05/95 é eleito os primeiros Secretários Executivos Locais: Luciana Cabral dos Santos e Cristiano Brito Araújo.
Nos dias 27 e 28/05/95 foi realizado o EBJ, e nesta ocasião a JUFRA de Cruz Alta foi reconhecida pelo Regional e o Nacional da JUFRA, sendo chamada de FRATERNIDADE PAZ E BEM.
Em 1995 a JUFRA de Cruz Alta inicia um projeto de expansão da JUFRA nas cidades de Santa Bárbara do Sul e Ajuricaba.
No dia 26/05/96 é criado a AFRA (adolescentes franciscanos), que é uma parte da JUFRA direcionada a adolescentes de 11 a 15 anos de idade. A AFRA passou a se encontra na Catedral e a JUFRA no colégio Santíssima Trindade.
No dia 28/07/95 a Fraternidade Paz e Bem e a AFRA colaboraram na campanha S.O.S Paulo na Coxilha Nativista, uma campanha para colaborar para o transplante do integrante Paulo José dos Santos, que estava com leucemia, vendendo camiseta em frente ao Ginásio e no Parque de Exposições.
No dia 01/10/95 é lançado a Gazeta Franciscana, um boletim sobre as atividades da JUFRA de Cruz Alta, que circulava em folha A4 (a primeira foi regida com uma caneta).
No dia 05/08/96 a Fraternidade Paz e Bem tem um encontro com o DCE.
No dia 03/11/96 é fundado um novo núcleo da JUFRA, denominado Santa Clara de Assis.
No dia 15/03/97 houve a visita do Secretariado Regional da JUFRA. Neste mesmo dia, os materiais escolares que foram arrecadados na missa da catedral foi entregue às famílias da Vila Rancho. Também aconteceu um pedágio ecológico. Os integrantes da JUFRA foram para as ruas conscientizar os motoristas sobre os problemas ecológicos, bem como, arrecadar fundos para que a JUFRA pudesse participar dos encontros regionais.
Neste mês inicia a Escola Franciscana de Formação Secular (EFFS).
No dia 26/04/97 acontece o III jantar Franciscano.
No dia 31/10/99 é realizado o VIII Encontrão Regional da JUFRA em Cruz Alta.
13/04/02 – Encontro da JUFRA em Marau com outras fraternidades.
15/06/02 – O encontro acontece na Câmara dos Dirigentes e logistas. O tema é “Parceiros Voluntários”.
26/10/02 – Jamile Wiles é escolhida a secretária e Sandro Leite fica de vice.
20/07/03 – aconteceu a votação do PEJUQUE (Peregrinos, JUFRA e Porque ele Vive).
No dia 05/07/04 terminam as nossas fontes coletadas nas atas da Jufra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário