segunda-feira, 13 de maio de 2013

Primeira etapa da Jornada de Formação Franciscana para a Juventude



Aconteceu entre os dias 03 e 05 de maio, no Convento São Boaventura, em Imigrante-RS (Daltro Filho), a primeira etapa da Jornada de Formação Franciscana para a Juventude, cujo tema foi "Vai e reconstrói a minha Igreja". Participaram cerca de 50 jovens, advindos de Paróquias onde há a presença franciscana (OFM) das cidades de Porto Alegre, Gravataí, Tabaí, Taquari, Lajeado, Progresso e Marques de Souza.

A fraternidade Monte Alverne, da Paróquia São Francisco, de Porto Alegre-RS, participou do encontro com 5 jovens.


A etapa foi assessorada pelo Frei Olavio Dotto, pelas jufristas Ariana Baccin dos Santos e Jamille M W, Frei Patricio, finalizando com o Frei Arno Frelich.


Participaram também do encontro 5 jovens advindos da Paróquia Santa Clara, Bairro Lomba do Pinheiro, também da cidade de Porto Alegre-RS, os quais farão parte da terceira fraternidade a ser iniciada na capital.

(Fraternidade Paróquia São Francisco e nova fraternidade Paróquia Santa Clara)

Abaixo, acompanhe o projeto para Evangelização das Juventudes - OFM e programação das próximas etapas.



PROJETO EVANGELIZAÇÃO DAS JUVENTUDES - OFM

BREVE MEMÓRIA HISTÓRICA
Em Abril de 2008 aconteceu o Congresso Missionário OFM da América Latina e Caribe – Córdoba (Argentina) com o tema Carisma e Missão: Urgência e Audácia. Entre outras provocações e estímulos, também se refletiu sobre o desafio da nossa presença junto aos jovens. Na sequência, a Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) também aprofundou o desafio: Evangelização das Juventudes. Como proposta encaminhou-se um Encontrão em nível de Província (2009) e outro em nível nacional que aconteceu em Canindé (Junho 2011), com o tema: Juventude tua Vida é Missão. Na avaliação posterior dos jovens participantes, representantes da nossa Província, ficou a proposta da criação de um Projeto de Evangelização das Juventudes, aprovada no último Capítulo Provincial (Outubro 2010): “Que, no próximo triênio, o Secretariado para as Missões e a Evangelização estude e elabore, com a participação de jovens, um projeto pastoral de evangelização, voltado para a juventude.” Este propósito está se concretizando. Como resultado, foi elaborado um projeto por este grupo representativo de jovens assessorado por uma equipe de frades vinculados ao Secretariado de Evangelização e Missão.

      OBJETIVOS:

- Possibilitar ao jovem, em todas as nossas presenças, o conhecimento e a vivência
  do carisma franciscano.
- Capacitar agentes multiplicadores;
- Proporcionar aos grupos e ou movimentos já existentes o acesso à espiritualidade
  Franciscana; respeitando a identidade de cada grupo.

                                                        “VAI E RECONSTRÓI"

... A minha Igreja
Data: 03 a 04/05/2013.
Local: Convento São Boaventura, Avenida Ipiranga, 601. Daltro Filho, Imigrante-RS.

 ... A Paz
Data: 13 a 15/09/2013.
Local: Rede de Comunidades São José. Rua Aliança, 410. Bairro Morada do Vale. Gravataí-RS

... A Integridade da Criação
Data: 22 a 24/11/2013.
Local: Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Rua Frei Constantino, 01. Progresso-RS. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário