domingo, 11 de agosto de 2013

Santa Clara de Assis

Após todos os acontecimentos do mês de julho, com o acontecimento da Jornada Mundial da Juventude, começamos o mês agosto, em que no dia 11 de agosto comemoramos Santa Clara de Assis.
Santa Clara foi essencial para o carisma da família franciscana. Como o próprio nome já transmite uma mensagem, sendo clara luz para a humanidade. Uma vida toda doada ao Senhor, com muita alegria e amor.
Neste contexto em que vivemos, com uma sociedade baseada no capital e de grandes mudanças de época, percebemos que Clara de Assis nos pode ajudar a viver a nossa fé. É preciso “escutar, compreender e abraçar o peso dessa sociedade e dessa história, que se muda tão rápida e discernir, com inteligência espiritual, aquilo que é irrenunciável e que, precisamente por fidelidade ao Espírito” (Fr. Michael Perry, OFM).
Atualmente, uma sociedade que vive a competição, existindo níveis de vida elevadíssimos e ao mesmo tempo, pessoas morrendo de fome e falta de atendimento para a saúde. O que Santa Clara pode nos ensinar dentro desse contexto histórico?
Santa Clara nos ensina que “só um retorno a Deus poderá ajudar o homem a romper as correntes de morte que o prendem” (Fr. Michael Perry). É uma resposta, que através do ouvir o Evangelho e colocando-o em prática, para dar uma resposta ao contexto histórico, em que vivenciamos.
A Clara luz que vêm de Assis vem nos iluminando para sermos fieis cristãos neste mundo. Clara como o sol continue conduzindo a nossa vida, com os olhos fixos em Jesus Cristo.

Frei Tiago Frey, OFM

Assistente Espiritual da Jufra-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário