domingo, 29 de setembro de 2013

Setembro: um mês especial


Na linda história de São Francisco de Assis, acontece o encontro com a Palavra de Deus, de modo especial, quando na prisão encontra a Bíblia. A Bíblia lhe dá força e sustento.
A Palavra de Deus nos nutre e conduz durante a nossa vida. Deus nos encanta pelo fato de termos contato com a Boa Nova. É preciso buscar inspiração na Palavra de Deus para depois fazermos um ato concreto.
As palavras de Jesus Cristo no Evangelho nos inspiram um sentido da vida, nos revela o seu imenso amor por cada um de nós e nos sustenta nas horas boas e difíceis da nossa vida.
Não somos nós (seres humanos) o centro da nossa vida mas, a Santíssima Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo). E no contato com Jesus se damos conta que “dar a vida pelos amigos é a maior prova de amor” (Jo 15, 13).
Também, neste mês somos convidados a reavivarmos a Leitura Orante da Bíblia. Mas, como fazer a Leitura Orante da Bíblia?
Começamos com um ambiente apropriado para meditarmos a Palavra de Deus. Após de um instante de silêncio, fazemos a invocação do Espírito Santo (canto ou oração).
O primeiro passo da Leitura Orante da Bíblia é fazer a leitura lenta e atenta da Palavra de Deus. E após, repetir uma frase ou palavra que chama atenção. Também, observar os acontecimentos, os personagens e todo contexto histórico da passagem Bíblica.
O segundo passo é a meditação. Neste momento, queremos atualizar a Palavra de Deus, ou seja, O que o texto diz para mim nos dias de hoje?
O terceiro passo é a Oração, ou seja, o que texto Bíblico me faz dizer? Formular preces de perdão ou louvor ou agradecimento. O quarto passo é a contemplação, ou seja, responder a seguinte questão: Qual é novo olhar que surgiu em mim durante a Leitura Orante da Bíblia? Para finalizar fazer uma pequena oração de um Salmo ou um canto.
São Francisco de Assis ruminou muito tempo a Sagrada Escritura. Nós, como jufristas, somos convidados a praticar a Leitura Orante da Bíblia.

Frei Tiago Frey, OFM

Assistente Espiritual JUFRA-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário